Sunday, November 25, 2007

Último do ano - quase de certeza...

No passado sábado dia 17 de Novembro e aproveitando o facto de estar a passar um fim-de-semana prolongado em Portalegre, fui com o Mestre à pesca do Bicho. Local escolhido: barragem de Alcântara, provícia de Cáceres, Extremadura. As condições meteorológicas podiam ser mais amigáveis, mas o dia amanheceu frio...muito frio...perto da vila de Valencia de Alcântara estavam, às 8:30h, uns enrijecedores -2ºC.

Chegámos à barragem por volta das 10:30h e as condições mantinham-se: frio (4ºC), céu praticamente limpo e ausência de vento. Por estes dias, e possivelmente à semelhança da grande parte das barragens da Península Ibérica, Alcântara tem menos 15 a 20m de água do que o NPA, com uma margem de erro de +/- 3m, o que quer dizer que lhe falta muita, mas mesmo muita água. Para terem uma ideia, o Google Earth mostra a barragem mesmo bem e os ortos devem ter sido produzidos no Verão, pelo que se nota perfeitamente a zona sem vegetação na margem...

Tratando-se de uma barragem no Tejo, grande parte não é propriamente indicada para pesca de margem, como podem imaginar, mas com algum cuidado faz-se bem.

Voltando ao que interessa, a água não estava grande espingarda, com acumulações evidentes de algas malcheirosas nalguns cantos e points mais abrigados do vento. O Mestre e eu, conhecedores das preferências dos bichos nesta altura do ano, apenas pescámos points primários (encostados ao canal principal) sem muita sorte durante a parte da manhã e início da tarde: o Mestre pescou com um jig preto com lagostim azul (desconheço a marca), cana Daiwa casting 6'6" MH e carreto Abu Garcia Gold Max com Trilene 17lbs, enquanto que eu comecei a pescar com a minha fiel Abu Garcia Conolon, o meu Mitchell Avocet com Trilene de 17lbs e um maravilhoso Zoom Ultra Vibe Speed Craw (3,5") Watermelon num anzol Widegap da BPS (1/0)e uma bala de 1/16 oz, o que me levou a ter três picadas, uma das quais originou uma captura de um bonito bicho com cerca de 25 cm e 300g de peso.

Passadas algumas horas, como não se registou mais actividade piscatória, decidimos levantar ferro e procurar outras paragens, o que, após alguma tentativas infrutíferas de "dar com eles" nos levou a uma zona exposta mais exposta ao sol (logo mais quente) em que era possível ver muitas árvores dentro de água. Ora nesta zona, perdi o material no fundo (pedra) pela 4ª vez, pelo que optei por outra estratégia: mais peso (1/8 oz), anzol diferente (O'Shaugnessy 1/0 XPS da BPS - lol, tentem adivinhar...) e um Baby Brush Hog (Watermelon red flake). O resultado está em baixo:
Esta beleza pesou 1.423kg e mediu 45 cm. Quando a amanhei (sim, vou comê-la!) não tinha nada no estômago. É bonita, não é? E é uma belíssima despedida...

No comments: